Adega

07 harmonizações de cerveja artesanal para esse fim de ano

Por: Redeção / Assessoria
Cerveja-Artesanal.jpg
Cervejas Artesanais: A bebida vem ganhando cada vez mais consumidores. Foto: B. Imagens.

Após o ano caótico e conturbado que 2020 nos apresentou, nada mais merecido neste fim de ano do que parar um pouco e tentar dar uma relaxada e curtir as ceias de fim de ano e a estação acompanhado de uma boa cerveja artesanal. E para harmonizar bem a bebida, os pratos e a estação do ano, a Cervejaria Madalena em parceria com o chef Joenio Dessaune, da Revista Aroma, reuniu sete estilos cervejeiros e elaborou a melhor opção para acompanhar alguns dos pratos mais consumidos nesta época do ano.

Confira abaixo nossas sugestões:

 

Lager: Cerveja leve, de baixa fermentação, aroma de malte e pão, com sabor equilibrado do malte. Espuma de média duração, teor alcoólico não elevado e amargor baixo. Ideal para os dias quentes de dezembro tem praticamente a mesma harmonização da Bohemian Pilsner acrescentando aí a culinária japonesa. A versão light tem redução de aproximadamente 40% de carboidratos em relação as demais cervejas do mesmo estilo e possui menos de 30kcal em cada 100ml.

Bohemian Pilsner: Cerveja refrescante, de baixa fermentação. Coloração dourada, corpo mediano e amargor moderado. Possui aroma e sabor de lúpulos nobres, com espuma de boa duração. Esse tipo de cerveja harmoniza bem com comidas leves como peixes, frutos do mar, gralhados simples, as saladas de lentilha, de folhas entre outras, além de queijos leves.

camarão Fajita
Camarão Grelhado combina muito bem com uma LAGER ou uma Pilsner. Foto: B. Imagens.

India Pale Ale (IPA): Cerveja de coloração avermelhada e espuma cremosa. Possui nota floral e de frutas cítricas. No sabor, encontramos mescla de dulçor, amargor e citricidade. Com teor alcoólico mais elevado, é uma cerveja refrescante e intensa. Uma IPA harmoniza com comidas de sabor marcante, forte e apimentado. Pratos mexicanos e indianos, característicos por seus temperos picantes e carnes grelhadas e que tem mais gordura.

Double IPA: Com dose superior de lúpulo, se destaca por possuir o característico amargor acentuado do estilo. Possui aroma cítrico pronunciado. Sua coloração é um âmbar e sua espuma bastante cremosa. Com teor alcoólico mais elevado, pode ser saboreada com grelhados com tempero forte, assados como os tradicionais pernil e aves natalinas, bem como com embutidos, defumados e queijos salgados.

Pernil assado. O prato vai muito bem com a IPA ou Double IPA. Foto: B. Imagens

Stout: Cerveja escura, de alta fermentação e espuma cremosa persistente. Possui um sabor equilibrado de café e chocolate meio amargo. A Stout é a companhia ideal para acompanhar o panetone e o chocotone, pois complementa os sabores intensos e adocicados do alimento natalino. Esse estilo equilibra alimentos muito salgados, por isso vai muito bem com presuntos de Parma, Pancetta e Jamón. É ótimo acompanhamento para aquela tábua de frios com sabores mais intensos.

Entre os queijos, o gorgonzola é o ideal para combinar com a Stout. A combinação vale para qualquer queijo azul, mas o parmesão também tem seu lugar à mesa com essa cerveja.

Parma e Gorgonzola. Itens que combina muito bem com a Stout. Foto: B. Imagens

Weiss: Cerveja refrescante é feita com malte de trigo, seguindo a tradição alemã e apresenta uma leve acidez e aromas de banana e cravo. De alta fermentação, é turva e tem coloração amarelo palha. Seu corpo é baixo e sua espuma é cremosa, harmonizando perfeitamente desde a entrada até a ceia. Com essa cerveja podemos combinar desde  saladas leves até entradas de comidas de boteco. Como porções de quibes, pasteizinhos, queijos, salame, azeitona. O mais importante é que os alimentos não contenham temperos fortes que possam quebrar o sabor do trigo.

Quibe. Tradicional petisco é perfeito com uma weiss. Foto: B. Imagens

Shandy Lemon: Versão especial de radler (mistura de de cerveja com suco de limão siciliano), possui o sabor leve e refrescante perfeitos para acompanhar a tão esperada rodada de sobremesas nas ceias de Natal e Ano Novo. Esse tipo de cerveja é extremamente refrescante e por isso sua harmonização tende a seguir o estilo e harmonizar com quase tudo temperado com limão. Combina com peixe frito, frango com gengibre, cevich, torresmo de rolo, salaminho italiano.

Ceviche. O prato combina muito bem com a Shandy Lemon. Foto: B. Imagens

Agora é só escolher o tipo da cerveja, o acompanhamento e dar aquela relaxada e deixar tudo de ruim para trás.
 

Cervejaria Madalena

 

Endereço: Rua Araçatuba,137, Santa Maria, Santo André. 

Tel.: (11) 4800-0500

Instagram: @cervejamadalena

Conheça o site: www.cervejamadalena.com/