Prato Principal

12 livros para todo amante da gastronomia ler em 2021

Por - Joenio Dessaune.

livros.jpg

A gastronomia é muito mais que comer e bebem bem, vai muito além disso. Quem gosta do assunto está sempre buscando ampliar seu conhecimento e buscando novas experiências. Vive lendo livros, revistas e sites de receitas, de histórias, de curiosidades, de técnicas, de harmonização... Enfim, tudo que seja relacionado com a gastronomia.

E com o ano novo batendo na porta, nós da Revista Aroma e mais alguns chefs separamos 12 livros para ler em 2021 para te ajudar a adentrar nesse mundo mágico de aromas e sabores. São livros que farão você olhar a gastronomia com outros olhos.

Livros e Gastronomia - O mundo literário da gastronomia é amplo. Foto: Banco de Imagens

As indicações foram muitas, existe muito material bom no Brasil e no exterior e nesse universo literário foi difícil essa seleção destinada aos amantes da gastronomia. Mas agora, a mesa está posta e por trás desse banquete cultural repleto de histórias, curiosidades e claro receitas, escolha o seu prato, ops... livro, e se delicie com muita informação e saber.

Cartas a um Jovem Chef - Chef Laurent Suadeau

 

O livro foi indicado pela Chef Evy Lescura. E nos conta que através de cartas imaginárias enviadas a um jovem iniciante, o chef Laurent Suaudeau divide com o leitor todo seu conhecimento sobre a arte e a história da gastronomia. Suaudeau recorre ao método de perguntas e respostas para ensinar todos os segredos da profissão e partilhar sua experiência única. Laurent conta como se tornou cozinheiro, fala de seus quase 30 anos no meio da alta cozinha e reflete sobre a importância cultural da alimentação, sem esquecer o legado dos grandes mestres da culinária francesa revelando seu dia-a-dia e oferecendo respostas realistas às dúvidas e inseguranças.

Cartas a um Jovem Chef

O que Einstein disse ao seu cozinheiro

O que Einsten disse para o seu cozinheiro 1 e 2 – Robert L. Wolke

 

Esse livro aparece em quase todas as listas de livros indicados para amantes da gastronomia ávidos por conhecimento, e como tal não podia ficar de fora. O químico Robert L. Wolke, em seu livro, nos dá respostas para perguntas dirigidas ao autor em sua coluna quinzenal no "Washington Post", "Food 101", sobre temas variados: desde como é feita a produção de legumes e verduras no campo até a melhor maneira de interpretar rótulos de embalagens em supermercados. Wolke responde às mais diversas perguntas sobre a ciência dos alimentos - de quando são produzidos até entrarem na cozinha e serem servidos à mesa. E ainda inclui 35 receitas elaboradas especialmente para ilustrar os fenômenos científicos que discute.

Segredos da apresentação de pratos: Food Stylist – Cara Hobday, Eni Carmo de Oliveira Rodrigues e Jo Denbury

 

Livro indicado pelo Chef e Professor de Gastronomia Filipe Baccar. Um guia prático com fotos coloridas e instruções de apresentação de todos os tipos de pratos, desde a escolha da louça até os ingredientes necessários. Com várias dicas e orientações que tornam o trabalho mais fácil e com acabamento profissional. Todos os métodos apresentam indicação de nível de dificuldade, de modo que iniciantes possam começar pelas sugestões de pratos mais fáceis. Um livro que revela passo a passo as técnicas empregadas por chefs de cozinha do mundo inteiro.

Segredos da apresentação de Pratos

O Atlas Gastronômico

O Atlas Gastronômico – Mina Holland

 

O livro indicado para nossa lista pelo Chef Juarez Campos é uma viagem pelo mundo. “Quando comemos, viajamos”. Começa assim esta gloriosa viagem às mais importantes cozinhas de todo o mundo, narrada por Mina Holland à procura dos melhores pratos, restaurantes e vinhos. Trouxe mais de cem receitas, desde o ceviche peruano, ao dream cake dinamarquês.  As viagens são sempre regadas por vinhos de eleição (dos californianos aos neozelandeses) e acompanhadas dos pratos tradicionais de cada região (a tortilha espanhola, o caril de legumes tailandês). Se comer é mesmo viajar, este atlas vai-lhe proporcionar várias voltas ao mundo.

A história do mundo em 6 copos – Tom Standage

 

A indicação da nossa redação fica por conta do livro do Tom Standage que escolhe um ângulo inusitado para analisar as civilizações - as bebidas. Em seis copos, o autor mostra como a cerveja, o vinho, os destilados, o café, o chá e a Coca-Cola influenciaram os rumos da história mundial e definiram políticas e práticas sociais. Da pré-história à era da globalização, as sociedades elegeram diferentes bebidas e tiveram suas trajetórias fortemente ligadas a elas.

A História do Mundo em 6 Copos

Slow Food: Princípios da Gastronomia

Slow food: Princípios da nova gastronomia – Carlo Petrini

 

Esse livro é a indicação do Chef e Professor de Nutrição Jean Philipe Lafond e conta sobre como o autor preconiza uma nova gastronomia. A ideia do livro iniciou quando o Chef Carlo Petri voltou a sua cidade com desejo de comer um prato típico local, e, ao comê-lo, sentiu diferença do sabor e foi procurar o motivo da mudança, e descobriu que o ingrediente principal não era mais cultivado na sua cidade natal, mas sim importado de outro país e com qualidade inferior. Ao gastrônomo defende o papel de coprodutor, ou seja, alguém conhecedor da agricultura e pecuária, das condições dos trabalhadores do campo, da procedência dos produtos. Defende a rejeição de alimentos provenientes de exploração humana, de meios de transporte poluidores em excesso, de empresas que arruínam culturas locais ao se instalarem nas comunidades.

História, Lendas e Curiosidades da gastronomia – Roberta Malta Saldanha

 

A indicação da Chef Gau Lima fica por conta do livro Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia é uma verdadeira compilação de curiosidades sobre a origem de bebidas e pratos notáveis, bem como a utilização dos ingredientes na culinária mundial. Apresentado como dicionário, mas dividido por temas (Aves e caças, Azeites, Banquetes, Bebidas etc.), a obra pretende desfazer alguns mitos e ressaltar os aspectos inusitados que cercam a criação de determinados pratos e ingredientes. Roberta Malta Saldanha usa uma linguagem simples, precisa e agradável, com base em extensa pesquisa. Desde suas primeiras páginas, o livro desperta a curiosidade do leitor para as divertidas histórias apresentadas.

Histórias, Lendas e Curiosidades da Gastronomia

Quem Colocou o filé no Wellington?

Quem colocou o filé no Welington? – James Winter

 

Esse é outro livro indicado pelo Chef Juarez Campos e também muito citado por outros chefs. Quem ainda não se perguntou como alguns dos pratos mais famosos da gastronomia mundial receberam seus nomes? Ou por que os chefs que os criaram usaram determinadas combinações de ingredientes? Pois James Winter escolheu 50 receitas famosas e as apresenta com todos os detalhes deliciosos e muitas vezes divertidos. Entre elas incluem-se a brasileiríssima feijoada, o acarajé e 10 coquetéis icônicos.

Gastronomia Brasileira: Na linha do tempo – Roberto Pinto

Indicado pelo nosso Chef Joenio Dessaune, este livro traça, um panorama da gastronomia brasileira nos últimos 40 anos pelo seu autor Roberto Pinto. Com pretexto de uma narrativa biográfica do próprio autor o livro vai percorrendo as mudanças pelas quais passaram a cozinha brasileira desde a vinda dos franceses Claude Troisgros e Laurent Suaudeau para o Brasil, nos anos 1980. Ele conta como o ofício de cozinheiro transformou-se ao longo dessas décadas e como os vários produtos regionais passaram a ser valorizados e a fazer parte da mesa dos badalados restaurantes de cozinha brasileira. É uma leitura instigante e inspiradora, que nos remete a uma boa reflexão a respeito da nossa gastronomia.

Gastronomia Brasileira: Na Linha do Tempo

Atlas Mundial do Vinho – Hugh Johnson e Jancis Robinson

 

Indicado pelo Chef e Professor de Enogastronomia Paulo Gaudio, esse livro com mapas e fotografias, Johnson e Robinson analisam as particularidades geográficas, climáticas e agrícolas dos lugares onde cada vinho é produzido e como influenciam seu sabor e sua qualidade. Além disso, o 'Atlas Mundial do Vinho' não aborda apenas produtores tradicionais da bebida, como França e Itália, mas também países onde a produção de vinho não é tão famosa, como Austrália, Grécia, Canadá e até mesmo o Brasil.

Atlas Mundial do Vinho

Cozinha Mineira: dos quintais aos territórios gastronômicos – Chef Eduardo Avelar

No livro indicado pelo Chef Beto Amaral, o Chef Eduardo Avelar conta as histórias sobre seus primeiros passos no mundo da cozinha, até o trabalho de 20 anos desvendando sabores e tradições nas cozinhas de Minas Gerais. A obra, em formato de cardápio, traz no couvert uma breve e humorada história do autor e das experiências que o conduziram à paixão pelas panelas. Na entrada, um relato histórico da gastronomia contemporânea mineira, Como prato principal, o chef traz seus estudos, criação do projeto das identidades regionais e conformação dos Territórios Gastronômicos como proposta de desenvolvimento do estado. A sobremesa é apresentada por meio de reflexões e provocações para demais atores do segmento, como a comunidade científica, a academia e gestores públicos.

Cozinha Mineira: dos quintais aos territórios gastronômicos

Confeitaria Escalafobética

Confeitaria Escalafobética – Chef Raizza Costa

 

A Chef Camila Vilela Monte trás para gente esse livro da Chef Raíza Costa que também é apaixonada pela confeitaria e suas técnicas verdadeiras. Com um pé no vintage e outro na inovação, e sempre com seu cãozinho Lancelote por perto, Raiza mistura tecnologia e funcionalidade com elementos decorativos que muitas vezes lembram a casa aconchegante de uma avó querida, mas sem perder a sua espontaneidade nem os códigos contemporâneos. Neste livro, você encontra receitas exclusivas e também as de maior sucesso da chef, sempre acompanhadas de importantes dicas que fazem a diferença. Nele, são ensinadas técnicas de confeitaria avançadas para seu séquito de fãs (e também para os fãs da confeitaria), de um jeito simples e divertido!

É hora de saborear e se fartar de conhecimento

 

E com a mesa posta repleta de cultura e informação, já escolheu por onde começar a degustar o saber???