Entrée

Abacate vs Avocado:

conheça as diferenças e benefícios

Por: Assessoria
IMG_3034.jpg
Abacate e avocado: Duas frutas uma só distintamente parecidas. Foto: Banco de Imagens.

As duas frutas são bastante conhecidas e agradam o paladar de muitos. No entanto, enquanto o abacate é bem popular no Brasil, o avocado tem seu fã-clube em alguns países da América Latina e nos Estados Unidos.

 

Visualmente, as frutas se diferenciam pelo tamanho, o abacate costuma ser pelo menos duas vezes maior. Outros pontos de diferença entre elas são as cascas, que no abacate são verdes, finas e lisas, enquanto que o do avocado é marrom, dura e rugosa. Mas não é só na aparência que as duas frutas são diferentes, o sabor e a textura também chamam a atenção. O avocado tem o sabor levemente menos doce e sua consistência é mais firme que a do abacate.

 

Em relação aos benefícios das frutas, a nutricionista da clínica Atual Nutrição Cátia Medeiros, explica que os dois são similares em relação a quantidade de  carboidratos e gorduras , em 100g de abacate temos 16g de gorduras e 6,4g de carboidratos e em 100g do avocado temos 15g de gorduras e 9g de carboidratos. Porém, a maior diferença entre eles é em relação às fibras. O abacate tem quase o dobro, sendo muito bom para a saúde do intestino”, completa.

Anuncios_Joenio_08.jpg
Anuncios_Joenio_05.jpg

Segundo Cátia, ambas as frutas são boas fontes nutricionais. “Tanto o avocado, quanto o abacate possuem vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K. Sem contar, a gordura presente nelas que é do tipo monoinsaturada, bastante importante para a nossa saúde, por auxiliar no controle do LDL-colesterol e tambem no aumento e controle do HDL(protetor cardíaco)”, comenta.

 

De acordo com Cátia, as duas frutas auxiliam na absorção de nutrientes, como os carotenoides, especialmente betacaroteno e licopeno, que são essenciais para a saúde do coração, por isso, é importante tê-las na dieta. “Uma dica é misturar a fruta com iogurte natural e consumir de manhã ou adicionar uma pequena porção na salada. Além disso, trata-se de um ótimo pré e pós-treino, pois agem no organismo como isotônicos naturais, repondo os sais minerais perdidos durante as atividades físicas”, finaliza.

Vitamina de abacate: Uma das várias formas de consumir a fruta. Foto: Banco de Imagens.

Vitamina

Agora, que tal uma vitamina de abacate com um toque da Aroma???

Ingredientes

01 Abacate

Leite gelado

05 a 06 colheres de açúcar

Limão siciliano a gosto

 

MODO DE PREPARO

 

Pegue o abacate corte retire o caroço e tire toda a polpa da fruta e coloque-a no liquidificador. Junte o leite (quanto mais leite mais rala a vitamina fica), o açúcar, o suco do limão a gosto e bata até ficar homogênio. Sirva gelado. Se colocar umas pedras de gelo fica melhor ainda nesses dias de calor.

 

Se quiser pode colocar umas folhas de hortelã também!