Na Peixaria

Atum, o rei do sushi

Tataki de atum
Tataki de Atum

Se existe um peixe com características muito particulares, esse é o ATUM. Encontrado no mercado com preços que variam de R$ 05,00 uma lata de conserva, até R$ 700,00 o quilo em mercados de peixe pelo mundo, e passando pelos mais nobres espécimes vendidos inteiros por milhares de reais em leilões no Japão.

 

Habitante de regiões oceânicas tropicais e subtropicais, o atum é o rei dos peixes para a gastronomia japonesa. Nos restaurantes, ele é conhecido como “magurô”. O atum tem uma característica peculiar, ele engorda a partir da barriga, a gordura migra para o interior do filé, deixando-o gradualmente com aspecto marmorizado. O um bom atum tem uma coloração degradê que vai do vermelho vivo até o esbranquiçado. E é essa parte mais gorda é conhecida como “torô” que é uma iguaria cada vez mais rara em todos os restaurantes japoneses do mundo.

 

Além do sushi e sashimi, o atum tem sido utilizado na gastronomia contemporânea, levemente grelhado, para manter o interior cru, o que dá ao filé um contraste de sabores e texturas interessantes. Para acompanhar você pode utilizar um molho, um purê ou uma salada de sua preferência.

 

A carne do atum tem aspecto, textura e sabores muito particulares. A maciez é uma das principais características. Por isso, recomenda-se nunca cozinhar muito o peixe. Cru ou mal passado é que ele se apresenta mais tenro. As partes mais nobres são a barriga e a região próxima à cabeça, mais ricas em gordura.

 

 

Atum crispy com purê de batata doce roxa

Ingredientes do atum

02 filés de atum fresco
Sal e pimenta do reino branca a gosto

Azeite a gosto

Panko fino para empanar

Ingredientes do purê

300 g de batata doce roxa
50 ml de creme de leite fresco
50 g de manteiga
Sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparo

Prepare o purê cozinhando a batata inteira e com casca na água até ficar macia. Descasque e amace bem e depois passe em uma pereira. Coloque numa panela e acrescente o creme de leite fresco, a manteiga e acerte o sal. Tempere a posta de atum com sal e pimenta e um fio de azeite. Envolva com a farinha panko fina e grelhe em uma frigideira com um pouco de azeite para dourar todos os lados, deixe absorver bem o azeite e fatie. Disponha no prato o purê, o atum fatiado e regue com azeite trufado. Faça uma salada para acompanhar.

Anuncios_Joenio_09.jpg