Panela de Barro

Badejo, maciez e sabor de um gigante

Por - Redação.
Badejo.jpg
Badejo - Peixe de carne branca e de sabor sem igual. Foto Internet.

O badejo (não confundam com Abadejo) é um peixe exclusivamente de água salgada, porte médio a grande é muito cobiçado por pescadores esportivos pela “briga” que proporciona e também por chefs de cozinha, já que sua carne branca e muito suculenta é versátil para qualquer preparação. No Brasil o peixe é encontrado em todo litoral, porém somente em águas mais salinizadas e sempre perto de rochões, ilhas e recifes de corais pois gostam de se esconder em tocas ou cavernas. No Brasil a maior incidência é da espécie Mirra, que é menor podendo chegar a 10kg, já no nordeste é grande a incidência da espécie Quadrado que é bem maior podendo a chegar a 100kg, o que trona sua pesca nem tão comum devido a necessidade de equipamentos especiais.


O badejo tem uma carne branca e de sabor agradável ao paladar de adultos e crianças e por isso é tão procurado pelo sabor, mas também muito indicado pelas suas propriedades nutricionais por ser um peixe rico em ômega 3, vitaminas e sais minerais, dentre eles possui ferro, flúor, cobalto, potássio, magnésio, fósforo, rico em vitamina E, A e D, e é possível encontra-lo durante todo o ano.

 

O peixe é um dos recomendados para a famosa Moqueca Capixaba, mas outras preparações são possíveis com o peixe que pode ser assado, grelhado, confitado. A chef Sorraia Marracini, do restaurante Casa Marracini, diz que em seu restaurante o badejo é sempre pedido e os clientes sempre elogia a textura da carne, e claro o tempero da chef, que nos ensina uma de suas receitas mais pedidas com o peixe.

WhatsApp Image 2021-02-05 at 18.50.43.jp
Posta de Badejo em crosta de aveia, do restaurante Casa Marracini. Foto Divulgação.

Badejo em crosta de aveia (Receita de criação) 

Ingredientes


02 lombos de badejo (cerca de 290g cada lombo)

Para a crosta
04 colheres de sopa de aveia em flocos laminados
02 colheres de sopa de amêndoas laminadas 
05 colheres de sopa de pão ralado (sem casca)
01 colher de café rasa de páprica picante 
01 colher de chá de salsa picadinha
01 colher de chá de cebolinha picadinha 
01 colher de chá de coentro picadinho 

Sal e limão à gosto 
Manteiga 
Azeite

 

Modo de Preparo


Tempere os lombos com sal e limão. Cuidado para não salgar demais a princípio, pois o lombo é alto e precisa ser grelhado aos poucos em fogo baixo e temperado ao longo da preparação. Coloque o badejo em uma frigideira de teflon com um pouco de  manteiga e um fio de azeite em fogo bem baixo. Cubra parcialmente e vá virando e retemperando com um pouco de sal e limão. Experimente sempre para não salgar demais.
Enquanto isso, faça a crosta juntando os ingredientes, 1 fio de azeite, 1 pitada de sal e manteiga até dar o ponto. Tem que ficar úmida. Quando os badejos estiverem no ponto ( mais ou menos 25 minutos), transfira para um tabuleiro untado com manteiga e azeite, cubra com a crosta e leve ao forno pré aquecido a 200 graus. Assim que a crosta estiver dourada pode servir.

"No meu restaurante sirvo com purê de baroa, abobrinha italiana salteada no alho e pesto de hortelã. Fica maravilhoso!", garante a chef.