O Aperitivo

Curry

Mix indiano bem versátil

curry_at_lal_bazaar.jpg
Curry

Ao contrário que muitos pensam o curry não é um prato e sim um tempero que se usa em vários tipos de preparo que levam esse nome. Curry ou caril é uma mistura de especiarias que é muito usada em preparos nos países asiáticos, principalmente na Índia, cuja base desse tempero é o pó das folhas de árvore-de-caril, acrescido de açafrão-da-terra (cúrcuma), cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Como esse tempero é um mix de especiarias existem variantes e é difícil de determinar uma receita original cada família e/ou região do sudeste asiático tem a sua receita própria de curry e essa variação pode fazer variar cor final do tempero podendo se amarela, avermelhada ou esverdeada. Existem receitas de curry com até 70 tipos de especiarias diferentes.

   Benefícios do Curry

   Um dos ingredientes típicos do curry é uma planta asiática conhecida como árvore-de-caril ou Murraya koenigii cujo óleo essencial é tido como um poderoso anticoagulante tanto de uso interno como externo. Também é reconhecido como antiflebítico antiespasmódico, mucolítico e cicatrizante e, um excelente preventivo nas patologias cardíacas e vasculares. Além de retardar a taxa de transformação do amido em glicose, o que é benéfico para o controle da diabetes. Mas cuidado com a ingestão de plantas e remédios químicos. Procure um médico.

Há três principais estilos de curry: o indiano (mais picante), o japonês (mais adocicado) e o tailandês (que tende ao frescor de capim-santo e limão). A picância existente no mix, e em especial no indiano, é sempre bem-vinda em muitos pratos e seu uso é amplo podendo ser usado para temperar carnes, peixes, aves, molhos, sopas, assados em geral e cozidos. Além de enriquecer o sabor e acelerar o metabolismo, especiarias como o curry proporcionam a redução do sal e o prato pode ser feito com menos gordura e calorias.

 

Mas, o nome curry também é dado a qualquer “prato asiático” refogado, guisado ou assado, que tenha molho e que se coma com arroz. Na índia, ele está presente em quase tudo, inclusive em frutas e na maionese e sua utilização pelo mundo foi difundida pelos ingleses que levaram o curry para fora da Ásia, uma vez q a Índia foi uma colônia britânica por muito tempo, o que a culinária indiana tenha tido influência no Reino Unido. Além disso, os ingleses são os responsáveis pelo mix do tempero em pó como conhecemos hoje, já que na Ásia, as misturas costumavam ser feitas na hora. O Curry pode ser em pó, em pasta ou em tablete.

Anuncios_Joenio_07.jpg