Prato Principal

Le Cordon Bleu cria CordonTec para o
mercado brasileiro

Por - Joenio Dessaune / Assessoria

icc_ICC0566w.jpg
Tempero Aves.jpg

Sala de aula Le Cordon Bleu - Foto: Marcio Lima. (PS: Foto tirada antes da pandemia.)

O Le Cordon Bleu – maior Instituto de Artes Culinárias do mundo – criou para o mercado brasileiro um curso chamado Diplôme CordonTec. Com 12 meses de duração na modalidade intensiva e 24 meses na extensiva, a grade de conteúdo é direcionada à realidade das cozinhas brasileiras de restaurantes, hotéis, bares, cafés e afins, oferecendo uma formação técnica que desenvolve habilidades de aplicação profissional em cozinha, confeitaria, panificação e serviço.
 
Dividido em aulas práticas, demonstrações e avaliações individuais, o CordonTec também conta com um programa de atividades práticas em que o aluno tem uma vivência real no segmento, com apoio e supervisão da Le Cordon Bleu em todas as atividades e processos. O objetivo é capacitar os participantes a trabalhar em qualquer ramo da indústria da gastronomia e hotelaria, promovendo ainda a eficácia no trabalho, tanto individualmente como em equipe, e a compreensão sobre procedimentos de higiene, saúde e segurança no local de trabalho.
 
As turmas oferecem três opções de dias e horários: manhã (das 7h às 11h), tarde (das 11h30 às 15h30) e noite (das 18h30 às 22h30). A carga horária total do curso é de aproximadamente 800 horas.

_IKH9580.jpg
Le Cordon Bleu excelência no ensino da gastronomia. Foto: Marcio Lima. 

Fundamentos em foco

O Diplôme CordonTec prepara os estudantes para aplicar uma gama de habilidades que atendem objetivamente às demandas do mercado, desenvolvendo a mise-en-place e os métodos de produção de cada segmento. A parte de cozinha, por exemplo, inclui o preparo técnico de diversos elementos-chave que são base da culinária, como veloutés, sopas, caldos, molhos, carnes, frutos do mar, saladas, acompanhamentos e mais uma série de itens. Os alunos também fazem uma imersão em cozinhas internacionais – Ásia, Europa e Américas –, além de aprenderem a criar a ficha técnica, planejar e executar cardápios brasileiros e franceses.

 
Em pâtisserie, o aprendizado vai dos pães-de-ló, bolos básicos e tortas a cremes, coberturas e recheios, passando por viennoiserie, feuilletage e chocolateria. Já na parte de panificação, os métodos ensinados incluem pães, massas e o preparo de fermento natural.
 
Outro diferencial do curso é a metodologia de serviço, em que são abordadas as regras de limpeza e higiene e preparação para os diferentes tipos de estabelecimentos, serviços variados de restaurante e atendimento ao cliente como ciência de marketing – peça fundamental para quem trabalha com todo e qualquer tipo de público.

Le Cordon Bleu São Paulo
R. Natingui, 862 – 1º andar | São Paulo
Telefone:  (11) 3185-2500 
Diplôme CordonTec
Inscrições pelo site: www.cordonbleu.edu/sao-paulo/diplome-cordontec