Copa & Cozinha

Faca a escolha ideal

entenda-para-que-serve-cada-tipo-de-faca
Algumas facas usadas na cozinha

Aprender sobre os tipos de facas de cozinha é essencial para qualquer cozinheiro, seja profissional ou caseiro, pois pode poupar tempo, dinheiro e trabalho. Os modelos mais utilizados são as facas tipo "Chef 8''", a "de cozinha" ou "Santoku". Independente do modelo, todas são desenvolvidas para melhorar a vida dos cozinheiros.

 

Com o avanço da tecnologia e modernização das indústrias o material de fabricação das facas também evoluiu e muito. Os materiais utilizados para fabricação das facas de cozinhas afeta diretamente a durabilidade e manutenção das mesmas, e para determinar qual lâmina comprar, se deve levar em conta a maneira que as facas serão utilizadas, a facilidade ao afiar e em manter o fio “vivo”, resistência a impacto e a corrosão, e aí sim usar a razão custo/ benefício na hora da compra. As informações a seguir devem ajudar a compreender os materiais mais comuns nas lâminas disponíveis.

 

Aço carbono - aço carbono tem sido utilizado na confecção de lâminas há muitos anos. São lâminas duras, mantêm-se bastante afiada, e com pouco esforço. Têm uma tendência a ser frágil e pode quebrar sob estresse. Em contacto com os alimentos ácidos, como o tomate e cítricos, tendem a descolorir e enferrujar, o que não afeta a qualidade da faca.

 

Alto Carbono Aço Inoxidável - São ligeiramente mais difíceis de afiar do que o aço carbono devido a sua maior dureza, mas eles se tornaram as mais populares lâminas utilizadas para facas de alta qualidade na cozinha. Elas são suficientemente resistentes e tem boa capacidade de manter o fio, e contêm cromo suficiente para torná-los resistentes a manchas e ferrugem, embora eles possam descolorir ou enferrujar em condições extremas.

 

Aço Inoxidável - Diferentemente alto aço carbono, aço inoxidável lâminas são altamente resistentes à ferrugem ou a descoloração, mas se não forem cuidadas adequadamente, elas podem manchar. Se demais expostas à água salgada, ácidos ou materiais, como suco de limão ou vinagre, pode descolorir ou ferrugem. Embora as lâminas de aço inoxidável possuam  capacidade de realizar um fio vivo é muito difícil ser comparado ao alto aço carbono.

 

Titanium- Laminas são submetidas a tratamento térmico que produz uma lâmina muito forte e durável e, se comparada ao aço, o titânio é mais leve, mais resistente ao desgaste, resistente à corrosão e é bastante fácil de afiar. Por ser mais flexível que o aço, a lâmina de titânio se torna uma boa opção para tarefas como a desossa e filetagem. Cuidado que revestimento de titânio ou pontas revestidas não possui as mesmas qualidades como facas fabricadas totalmente em lâminas de titânio. O revestimento de titânio na ponta da lâmina será perdido após afiar várias vezes.

 

Cerâmica – É um material extremamente duro quanto à pressão, mas pode quebrar ou lascar com impactos agudos. A ponta de uma lâmina de cerâmica é muito mais fina do que aço. Porque a cerâmica, é de certa forma, frágil aos impactos, deve ser utilizado com cautela. Apesar de ser muito mais frágil do que facas de aço, eles tendem a manter se fio até 10 vezes mais. Sempre que as lâminas ficarem sem corte, devem ser afiadas por um profissional com um afiador diamantado.

Anuncios_Joenio_06.jpg