Copa & Cozinha

Cooktop por Indução

fogao-cooktop-vitroceramico-inducao-mits

Existentes há um bom tempo no mercado, mas ganhou força com a era da gourmetização e dos programas culinários de TV, os fogões elétricos por indução, são do tipo “cooktop” e são uma boa pedida para quem mora sozinho ou para família que cozinha pouco em casa e quer ter uma cozinha “bonitinha”. Os fogões de indução é aquele vidro preto (vitrocerâmico) que geralmente fica em cima das bancadas nos programas culinários e podem ter de 01 até 05 “bocas” (que são chamadas de zona de cocção), porém, por serem do tipo cooktop não possuem forno acoplado, forçando o consumidor a comparar um forno de bancada separado.

 

Os fogões por indução, apesar de elétricos, não possuem resistências e funcionam com eletromagnetismo, ou seja, quando ligado é criado um campo eletromagnético entre a parte inferior da panela e, dessa forma, todo o calor gerado vai para o alimento e não ocorre a perda de temperatura para o ambiente. Isso quer dizer que um cooktop por indução só esquenta se a panela adequada estiver em contato com a zona de cocção, e, assim que é desligado, ele esfria praticamente de imediato, o que é uma boa vantagem do cooktop por indução, que também oferece um alto controle da temperatura.

 

Em relação ao consumo elétrico, enquanto um fogão a gás praticamente não consome energia elétrica, os fogões do tipo cooktop por indução consomem muita. É quase igual ao consumo de um chuveiro elétrico. Os modelos existentes no mercado consomem em média entre 4 a 8 Kw/h! 

Outra questão relacionada aos fogões de indução são as panelas. Quanto às panelas, além de perfeitamente planas, devem ser magnéticas, com fundo de aço, multicamada ou ferro fundido. Um truque para saber se uma panela serve para esse tipo de fogão, é usar um imã: se ele grudar na panela, ela está aprovada!

Os fogões do tipo cooktop, seja ele elétrico, por indução ou a gás - é ideal para cozinhas planejadas. Para a sua instalação, é importante que os móveis estejam bem posicionados e próximos de materiais resistentes ao calor. Verifique sempre o manual do produto e faça a instalação com um profissional.

Anuncios_Joenio_06.jpg