Sobre a Mesa

Fondue: Dos Alpes para o Mundo

fondue-01-620.jpg
Fondue de quejo e pão italiano (foto: wix)

O fondue é uma comida típica dos camponeses suíços, que na época do inverno esquentava os queijos ressecados que sobravam em uma panela utilizando-se de uma lamparina. A primeira receita de fondue está documentada em um livro de culinária, escrito em Zurique em 1699. A iguaria é símbolo nacional da parte francesa da Suíça e feita tradicionalmente com os queijos Gruyère e Emmental e o Kirsch, um tipo de destilado a base de cerejas, hoje em dia utiliza-se vinho branco e até cerveja.

Existe também o fondue doce que é feito com chocolate e frutas, muito popular no mundo inteiro. Este prato começou a ser difundido na década de 50, após o chefe de Nova York Conrad Egli o ter criado para servir de sobremesa.    Hoje temos muitas panelas próprias para fondue de boa qualidade no mercado, as de cerâmica grudam menos, mas recomendo as de cobre para os de queijo e vinho. Essas panelas próprias já vem 

com o fogareiro próprio, podendo o preparo se dar em qualquer ambiente, até mesmo ao ar livre.

A receita que vamos passar é de um típico fondue suíço, mas temos muitas variações que utilizam de queijos nacionais como o requeijão e a muçarela, o importante é usar sempre dois tipos de queijos.

    

Ingredientes

 

01 dente de alho em filetes

50 ml de kirsch

02 colheres de sopa de fécula de batata (ou maisena se preferir)

400g de queijo Gruyère picado pequeno

400g de queijo Vacherin picado pequeno

30 ml de vinho branco (sugiro um Sauvignon Blanc)

Ervas finas e pimenta a gosto

Qualquer tipo de pão, prefiro o ciabata ou o italiano.

 

Modo de preparo:

 

   Antes de começar, vamos preparar a panela. Casque um dente de alho e corte-o em filetes acrescente um fio de azeite (o alho deixa um sabor expetacular... rsrs). Quando o alho embranquecer coloque o de Kirsch é o vinho branco e dissolva a fécula de batata, mexendo sempre com uma espátula de silicone. Após dissolver, acrescente os queijos as ervas finas e a pimenta mexendo sempre até obter um creme homogêneo. Corte os pães em cubos se delicie.

Com uma boa companhia, o fondue fica muito melhor... rs

Bon Apetit!!!

Anuncios_Joenio_08.jpg