Viagem Gastronômica

Guarapari

Cidade Saúde e Gastronômica

Nas margens da Rodovia do Sol com mais de 50 praias muitas delas badaladíssimas e com areias monazíticas, e outras de beleza estonteantes em recantos ecológicos, Guarapari/ES atrai uma gama de turistas pela sua gastronomia. A cidade possui centenas de restaurantes, bares e petiscarias para todos os gostos, tanto gastronômico quanto musical indo do clássico ao descontraído, do mignon ao sushi, sem deixar de lado a tradicional moqueca capixaba, que tem sua fama internacional, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária Capixaba.

guarapari-espirito-santo1.jpg
Parte da cidade de guarapari vista do alto

Nesse mix de sabores e variados tipos de culinárias que vai do árabe ao japonês, passando pelos fast-foods americanos e restaurantes italianos, a moqueca capixaba tem seu destaque garantido de uma ponta a outra na cidade, é raro um restaurante local que não sirva a moqueca.

Ao contrário da “moqueca” baiana, a capixaba não leva azeite de dendê e nem leite de coco. E por isso falamos que: “moqueca, só a capixaba!” Em seguida vem a torta capixaba, preparada com vários frutos do mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu além de bacalhau e palmito. Diferente da moqueca, a torta capixaba aceita algumas variações nos ingredientes.  Durante o dia, restaurantes de self-service se esforçam para oferecer uma variada opção aos clientes. Restaurantes para almoço são encontrados em toda orla e em quase todas as praias. Mas também é possível se deliciar em um almoço alla carte mais descontraído em vários pontos da “Cidade Saúde”. Na praia o turista pode se deliciar com os mais variados tipos de quitutes dos vendedores ambulantes que vão desde queijo tipo coalho na brasa até os salgados e petiscos como camarão e sururu, sem falar na deliciosa água de coco geladíssima.

Moqueca Capixaba

Quando a noite cai e o glamour noturno começa a despertar, entram em cena os mais variados restaurantes bares e petiscarias. Restaurantes clássicos e charmosos em casas antigas adaptadas com um cardápio vasto com carnes e massas de deixar qualquer um em dúvida do que pedir e uma carta de vinho para todo gosto ou no alto da pedra com uma vista noturna perfeita de uma das orlas e do canal da cidade para curtir uma boa música e degustar um menu esplêndido com risotos e carnes e uma carta de vinhos muito bem harmonizada. Saindo do clássico temos as opções mais descontraídas como os restaurantes japoneses espalhados pela cidade, rodízios de pizzas e de churrasco, opções de hamburguerias e jamais podemos nos esquecer das petiscarias, que com muito chopp e os mais variados petiscos agitam a noite gastronômica da cidade. Os Pub’s também são ótimas opções gastronômica em Guarapari, oferecendo drink’s e porções com a cara da casa.

Com essa gama de opções gastronômica Guarapari é um dos principais destinos do Espírito Santo.