Viagem Gastronômica

Ilhéus

Um tesouro baiano

Mar azul esverdeado de um lado e Mata Atlântica de outro, Ilhéus é o cartão-postal da Costa do Cacau. Mas, nem só de belas praias é feita Ilhéus. Apesar de o município possuir mais de 85 km de praias com paisagens composta por coqueirais e uma extensa faixa de areia fina, um verdadeiro santuário ecológico, incluindo uma das maiores florestas urbanas do Brasil, manguezais, lagoas, rios, ilhas, restingas e imensa diversidade de fauna e flora também fazem parte das belezas naturais de Ilhéus. Somando-se a este conjunto de atrativos naturais, a rica cultura local, preservada em festas e tradições populares, um conjunto de igrejas belíssimas representa o espírito religioso do seu povo.

imagem69_1.jpg
Catedral de São Sebastião, ao fundo o mar azul esverdeado de Ilhéus/BA

Além dos templos religiosos, o município possui um calendário de eventos onde o sagrado e profano se misturam na construção da sua tradição. Passear pelo centro histórico de Ilhéus é como vivenciar a obra de Jorge Amado, sentindo toda a energia do local que inspirou os personagens que são conhecidos em todo o mundo.  Casarões centenários, igrejas, palácios e outros monumentos formam um precioso conjunto arquitetônico que tornam a cidade um dos principais sítios históricos do litoral brasileiro. Para ter acesso a este imenso potencial turístico, o município oferece uma completa infraestrutura formada por aeroporto, hotéis, pousadas, restaurantes, cabanas de praia, feiras de artesanato, teatros e outras opções de entretenimento e lazer. A gastronomia típica da região que é baseada em frutos do mar, como camarão, siri e peixes o que costuma deixar os turistas encantados e com vontade de voltar. A carne de sol, o acarajé da baiana, a farofa de jabá, o caranguejo e os pitús são outras especialidades que também podem ser encontrados em Ilhéus. Para sobremesa, as típicas cocadas, tortas e bolos, além do tradicional suco de cacau. Sem deixar de lado os sucos e sorvetes feitos com outras frutas da região, como coco, maracujá, jaca, açaí, umbu e genipapo que também fazem parte desse universo gastronômico.

Cacau: A Rota do Chocolate é uma das principais atrações turísticas de Ilhéus/BA

A grande variedade de restaurantes que se diferem em cardápios, qualidade e preço dão um charme a mais nas noites Ilheuense. A maioria desses restaurantes, e os melhores, estão concentrados no centro histórico e no bairro do Pontal, na Passarela do Álcool, no sul da cidade. Isso também vale para os bares mais populares, enquanto as melhores cabanas de praia estão todas localizadas nas praias do sul.

O município de Ilhéus, ainda reserva uma grande atração turística e gastronômica aos visitantes: a Rota do Chocolate! A região abriga incríveis fazendas especializadas na produção do cacau, transformando o fruto no delicioso alimento que conhecemos e tanto amamos. O roteiro possibilita que os visitantes conheçam de perto desde a plantação do cacau,  a coleta, o preparo das sementes e até de uma deliciosa degustação do chocolate.