Café com Prosa

 Júlia Bissiato

Ela cozinha o que você assiste

95e42f2d-abc4-480d-9725-bc287a49aa00_Ori

Júlia Bissiato -  Food Styling. A cozinha de bastidores em uma peça publicitária.

Sendo cozinheira e nutricionista de formação, Julia Bissiato é dedicada a montar os mais belos e deliciosos pratos para campanhas publicitárias e TV. Nós falamos com ela para explorar essa paixão e saber todos os detalhes do food styling.

Revista Aroma: Quem é a Júlia Bissiato???

Chef Júlia Bissiato - Eu sou paulistana, tenho 28 anos, trabalho com food styling há 5 anos... sou uma aficionada por gastronomia que ama viajar e conhecer novas culturas e sabores, e que trabalha desde os 16 anos. Uma pessoa que ama desafios, principalmente na minha profissão.

Como vc começou no mundo da gastronomia e o que te despertou para o food stylist?

A gastronomia sempre me atraiu. Antes mesmo de cursar na área, a cozinha sempre fez parte do meu cotidiano com minha mãe que me ensinou tudo o que sabe desde que eu era criança. A nutrição foi o que me instigou a princípio, e então parti para essa área assim que terminei o ensino médio. Porém, durante as aulas, percebi que o que realmente me interessava era o preparo e não a teoria. Fiz um curso rápido de gastronomia no Senac para ver se eu iria gostar de cursar gastronomia, e ali tive a certeza de que era isso que eu amava fazer, e então parti para a a graduação em gastronomia. A partir daí não larguei mais o ofício de cozinheira, trabalhando em restaurantes, com consultoria de cardápios e agora, com food styling. Eu sempre me perguntava quem preparava a comida bonita que aparecia em filmes, comerciais, programas de televisão... e então fui atrás de conhecer essa área, que há 5 anos atrás era bem reservada e com poucos profissionais.

O que é um Food Stylist e quem são seus clientes???

Food styling é o ofício de fazer com que a comida se apresente de sua forma mais atraente, valorizando todos os atributos que ela possa ter. A imagem final precisa ser bonita, seduzir, alimentando os olhos e a imaginação. O food stylist tem esse dever, fazendo com que o produto do cliente seja incrivelmente atrativo, induzindo as pessoas à compra. Tenho muitos clientes, dentre eles posso citar alguns como Mc Donalds, Bobs, Heinz, iFood, Pizza Hut, Burger King, Perdigão, dentre outros.

É uma profissão que vem ganhando muito espaço nos últimos anos ainda mais com o avanço do mundo virtual e com a ascensão dos blogs e contas no Instagram especializadas em gastronomia. Como você vê o futuro da profissão??

Realmente é uma profissão que vem ganhando destaque e que estruturou seu valor. Hoje em dia é muito comum marcas não tão famosas, quererem que seus produtos tenham o mesmo tratamento de uma grande marca, pois realmente ficou consolidado o quanto uma boa imagem é importante para as vendas. Vejo um ótimo futuro para essa profissão, que vem crescendo bastante ao longo dos últimos dois anos, e vejo também ela abrindo outros nichos como aulas, workshops, todos relacionados ao food styling.

Anuncios_Joenio_06.jpg

"Estar nos bastidores é divertido e estressante rsrsrs... costumo dizer que bastidores são um universo paralelo. É extremamente animador fazer parte disso, é como ser o detentor de um segredo que ninguém mais sabe, um privilégio. É fazer a mágica acontecer. Mas como em qualquer trabalho, existem seus desafios... são muitas horas trabalhadas, poucas ou nenhuma folga por muitos dias seguidos, e problemas que vão surgindo e que precisam ser solucionados com muita rapidez".

IMG_8246_Original.jpg

Chef Júlia Bissiato - em mais um comercial. Foto: Arquivo Pessoal.

Existe uma ideia de que o que vemos na TV, nas fotos e nos anúncios são “maquetes” e imagens de computador. Mas conhecendo o trabalho de vocês vemos que não é bem assim. Como você lida com essas dúvidas?? As pessoas te questionam sobre isso?

Sim, as pessoas me questionam bastante, mas principalmente sobre o que se usa para deixar a comida bonita e que não é comestível. É comum ouvir: “é verdade que vocês usam verniz pra deixar brilhante?” “Da pra comer o que você cria?!”. Esse são os maiores questionamentos que recebo, e que esclareço sempre da mesma maneira: o food styling, como toda profissão, avançou muito em relação a técnicas e processos. Antigamente era muito comum usar produtos nao comestíveis visando deixar a comida atrativa, mas hoje em dia, com tantos avanços na indústria alimentícia, é possível conseguir resultados até melhores, usando produtos comestíveis.

Como é a composição do cenário da foto/vídeo? O que é mais desafiante no food stylist???

A composição sempre é pensada em longas reuniões de brainstorming. Entendemos o que o cliente gostaria de mostrar na foto/vídeo, entendemos qual o espírito da marca, suas cores, seus valores e colocamos isso em prática na composição do cenário. Tudo isso influencia também em como eu vou deixar a cara da comida. Exemplo: meu cliente é uma hamburgueria, mas qual o estilo da hamburgueria dele? Ele gosta de hambúrgueres milimetricamente simétricos, ou mais orgânicos? Folhas de alface mais certinhas e alinhadas com o pão, ou pode ter umas folhas mais despojadas? O queijo ele gosta bem derretido, ou mais firme e com formato quadrado certinho?! Ou seja, tem um grande estudo por trás, antes de clicar. Sem dúvida o que é mais desafiante na profissão é reproduzir exatamente o que o cliente imaginava pro seu produto. Por isso são montados vários estudos e o cliente vai ajustando no processo o que ele gosta e não gosta de ver, porém quando chegamos ao resultado o mais compensador é ver a felicidade deles em ter o que sonhavam concretizado em forma de comida.

Quais dicas você pode dar para uma boa foto ou vídeo, mesmo que seja pelo celular??
Acredito que a dica mais valiosa e mais básica seja: valorize a luz natural do ambiente. Uma janela, um local mais iluminado vão fazer com que sua foto mostre tudo o que precisa. Para comida especificamente, um brilho de azeite e ervas aromáticas costumam ressaltar e valorizar os atributos dos alimentos. Compor o cenário com louças, guardanapos, paninhos, talheres, criam um ambiente mais acolhedor e bonito para a comida.