Adega

Lambrusco

O queridinho humilde

lambrusco-in-cascina.jpg

Proveniente de Emilia-Romagna, uma região localizada no norte da Itália considerada uma das mais antigas do país, esse vinho pode ser produzido tanto com uvas brancas quanto com tintas, sendo a Malvasia e a Lambrusco os grandes destaques.

É um vinho de origem humilde, que respeitando e valorizando sua alma camponesa e popular e defendendo critérios de qualidade, tornou-se o vinho italiano mais vendido no mundo. 

O Consorzio Marchio Storico dei Lambruschi Modenesi e Consorzio Tutela dei Vini e Promozione Reggiani tem sido os responsáveis por estabelecer os critérios e certificar a origem do verdadeiro Lambrusco, lutando contra tentativas de imitações e colocando um ponto final à opinião de críticos que, pelo simples fato de ser um fenômeno de vendas, desconfiam do Lambrusco. Para isso uma das ações é uma reconstrução  do termo “Lambrusco” tornando o vinho reconhecido pelas suas DOP’s, “Denominaziones di Origine Protetta" (DOP).  

Anuncios_Joenio_08.jpg
Anuncios_Joenio_04.jpg

Por Lambrusco também se entende vinhos elegantes como Lambrusco di Sorbara DOP, com cores suaves e perfumes intensos; intensos como o Lambrusco di Grasparossa di Castelvetro DOP, com tons de roxo e espumas evanescentes; espirituosos como Lambrusco Salamino di Santa Croce DOP, com vermelhos intensos, mas frescos na boca; versáteis como o Lambrusco di Modena DOP, com tons de vermelho e sápidos; refinados como o Lambrusco Reggiano DOP que exaltam os toques sempre mais aristocráticos das uvas salamino e surpreendente como o Colli di Scandiano e Canossa DOP, cujos Lambrusco se enriquecem das cores e aromas de uvas nativas. Por sua vez, os Lambrusco dell'Emilia IGP concentram o entusiasmo contemporâneo deste vinho "frizzante" na sua gama de tons, acidez suave e versatilidade.

Fáceis de beber e acompanhar quase qualquer comida, desde as entradas até as sobremesas. A acidez pronunciada e o caráter frisante do Lambrusco harmonizam por contraste, criando um conjunto agradável. Servido entre 12 e 14 graus de temperatura para poder apreciar os aromas e perfumes que emanam, é possível imaginar que uma taça de Lambrusco DOP acompanhando muito bem um prato de feijoada. Também seria perfeito  com um bom leitão mineiro.

Anuncios_Joenio_09.jpg