Entrée

Leite: A importância de se consumir

DSCN4430.JPG
Leite Integral

Puro, com café, com achocolatado, com frutas, na vitamina ou de qualquer outra forma de se ingerir o leite, ele é sempre bem vindo em nossa alimentação. Desde o materno, que é fonte de nutrientes e anticorpos vitais para nossa saúde e bem estar, o leite é importante em todas a etapas da nossa vida. É uma das melhores fontes de cálcio disponíveis na natureza, nutriente esse que é essencial para a saúde dos ossos e dentes. Seu consumo previne a osteoporose e contribui para a perda de peso, proporciona bem-estar e ainda previne o diabetes tipo 02. O leite é um aliado para prática de exercícios, pois, sua proteína, auxilia no crescimento, na formação e manutenção dos órgãos e na cicatrização. O leite também possui vitamina A que é essencial para o crescimento e desenvolvimento dos ossos e é importante para a saúde dos olhos, da pele e do cabelo e tem um efeito antioxidante que ajuda a proteger o corpo da ação dos radicais livres que colaboram para o envelhecimento precoce das células.  

Anuncios_Joenio_05.jpg

A vitamina D, também presente no leite, também é fundamental na saúde dos ossos, isto porque ela ajuda a aumentar a absorção de cálcio pelo intestino, colabora na fixação desse mineral e do ferro nos ossos e nos dentes e ainda ajuda a impedir a perda da massa óssea. O leite ainda conta com as vitaminas do complexo B, que apesar de estarem no alimento em menores quantidades, estão associadas ao bom funcionamento do sistema nervoso. A bebida ainda conta com o potássio que é importante para a saúde do organismo como um todo, pois está envolvido em diversas funções. Ele atua na contração muscular, tem papel fundamental no bom funcionamento do sistema nervoso e ajuda a proteger o organismo da hipertensão e das doenças cardiovasculares. O leite possui um aminoácido chamado triptofano que ajuda na sensação de calma e bem-estar, relaxa os músculos, induz o sono e aumenta quantidade de serotonina no cérebro.

Quanto ao nível de gordura, o leite pode ser tanto integral, que é quando mantém a gordura natural dele, semidesnatado, que é quando parte da gordura é retirada ou desnatado, que é quando toda a gordura do leite é retirada ficando apenas os carboidratos e as proteínas.

 

Quanto a conservação, o leite pode ser Puro ou Natural, que é o leite direto da vaca para o consumidor, Pasteurizado, que é o leite de saco que sofre um processo industrial de aquecimento para eliminar bactérias, UHT, que é o leite longa vida e é rapidamente aquecido em alta temperatura, Em Pó, que é o leite integral desidratado.

Existem também outros tipos de leite como o Sem Lactose, Zero, de Cabra, de Soja, de Quinoa, etc

 

Agora é só escolher o leite que mais lhe agrada e ingerir o alimento da melhor maneira possível.

Anuncios_Joenio_08.jpg