Sobre a Mesa

Leite Condensado

a mais nova "iguaria"

homemade-sweet-condensed-milk.jpg
Leite Condensado: Um dos ingredientes básicos na confecção de sobremesas. Foto: Banco de Imagens.

A origem do leite condensado remota ao século 19, quando o leite comum era vendido nas ruas e com o aumento das cidades, e com mais pessoas comprando leite. Porém os estoques começaram a estragar antes de chegar aos consumidores. E, foi aí que, por volta de 1856, o norte-americano Gail Borden teve a ideia de evaporar parte da água do leite e acrescentar açúcar para que ele durasse mais. Com a Guerra Civil Americana (entre 1861 e 1865), o leite condensado ficou popular por ser mais calórico e manter os soldados alimentados. Pouco tempo depois, o produto chegou à Europa pelas mãos dos irmãos George e Charles Page e da Nestlé, que popularizou o leite condensado pelo mundo. No Brasil, a novidade chegou em 1890, em embalagem que trazia estampada uma camponesa – daí o nome Leite Moça.

Doce militar

Mas o leite condensado só ficou tão popular em nosso país por causa da invenção do brigadeiro. Em 1945, Eduardo Gomes, um Brigadeiro da Aeronáutica, concorria à Presidência da República. Para ajudá-lo, eleitoras misturaram chocolate ao leite condensado, criando um doce vendido para arrecadar dinheiro para a campanha. Era o brigadeiro. Eduardo Gomes perdeu as eleições. Mas o docinho ficou muito famoso até nos dias de hoje.

Pudim de Leite Condensado: tradição nos almoços de domingo dos brasileiros. Foto: Banco de Imagens.

O Leite Condensado é o principal ingrediente em várias receitas de sobremesas, é muito utilizado na confeitaria. Além do doce clássico, o brigadeiro, o pudim ganhou o gosto dos brasileiros bem rápido e é raro alguém que não goste de um belo pudim, seja ele com furinho ou não. Aquela receita para o pudim de domingo:

Ingredientes:

Pudim:

01 lata de leite condensado

01 lata de leite (medida da lata de leite condensado)

03 ovos inteiros

Calda:

01 xícara (chá) de açúcar

50ml de água

Modo de Preparo:

 

Pudim:

 

Acrescente todos os ingredientes e bata bem, até ficar bem homogênio, deixe descansar.

 

Calda:

 

Em uma panela coloque o açúcar e a água e ferva até engrossar e ficar na cor desejada. Espalhe a calda em uma forma própria para pudim e despeje a massa do pudim por cima. Asse em forno médio por aprox 45 minutos, com a assadeira redonda dentro de uma maior com água. Para saber se está pronto, enfie um utensílio (garfo, faca, palito...) no meio, se sair limpo está pronto. Deixe esfriar e desenforme. Sirva Gelado.

 

*Se quiser, depois de pronto, pode colocar uma calda de frutas vermelhas e vinho fica ótimo.