Aperitivo

Noz Moscada

Sabor e aroma nos pratos 

quais-sao-os-beneficios-da-noz-moscada-p
Noz Moscada

De tão apreciada e símbolo de status devido ao seu preço elevado, a noz-moscada é um dos ingredientes que motivou os portugueses a explorarem o sudeste asiático. Até meados do século XIX a única fonte mundial de noz-moscada eram as pequenas ilhas Banda nas Molucas, Indonésia. Posteriormente, com as conquistas europeias na região, a especiaria passou a ser cultivada na Índia, na Malásia, nas Caraíbas e outras regiões. Ela é a semente do fruto da moscadeira (Myristica fragrans), uma planta que pode chegar de 10 a 15 metros de altura, e possui inúmeros ramos ao redor do tronco principal.

Noz Moscada também pode ser vilã

Consumida em excesso, a noz moscada pode tornar-se um veneno, pois possui algumas propriedades abortivas quando consumidas acima do recomendável, podendo ainda causar delírios visuais e auditivos, desequilíbrio motor e transtorno de personalidade.

Com formato arredondado, possui uma cor de terra e um pouco alaranjada, apresentando um sabor que nos remete a uma mistura de pimenta do reino e canela. Apesar de calórica, onde cada 100 gramas contém 525 calorias, a noz moscada possui baixo índice glicêmico, e, dentre as propriedades da especiaria destacam-se as afrodisíacas, aromáticas e curativas, sendo usada seja como óleo, chá ou diretamente nos alimentos, porém vale lembrar que o consumo deste ingrediente deve ser regular, pois só assim os seus efeitos benéficos poderão ser observados.

A noz-moscada possui uma variedade grande em suas aplicações, sendo uma das mais comuns o uso culinário. Serve de tempero durante o preparo de receitas salgadas como molho branco, saladas e carnes uma vez que é um realçador de sabor natural e por esse mesmo motivo não é indicado para carnes fortes como a de caça, por exemplo, além disso, combina também com receitas doces, podendo inclusive ser utilizada para aromatizar bebidas.

Pode ser encontrada em forma de pó ou a semente inteira, sendo que a opção mais indicada é ralar o ingrediente somente no momento do uso, para que assim ela possa manter suas propriedades originais. Outra opção disponível para uso é o óleo desta especiaria, encontrado à venda em lojas de produtos naturais. Ele é utilizado para tratamentos alternativos para aliviar dores, cólicas e estimular o apetite, na fabricação de perfumes e ainda é muito utilizado na aromaterapia.

Sua versão em chá também é muito conhecida por ser coadjuvante no emagrecimento, sendo preparado com meia colher de café de pó de noz-moscada ralada na hora com um litro de água fervente. Basta deixar a mistura abafada por cerca de 10 minutos e coar em um pano fino. Mas atenção: seu consumo máximo é de uma xícara por dia.

Os benefícios proporcionados por esta especiaria são inúmeros, afetando diretamente a qualidade de vida de quem a utiliza. Sem esquecer o sabor inigualável que ela proporciona aos alimentos, mas, assim como qualquer alimento, deve ser consumida com moderação.

Anuncios_Joenio_07.jpg