Copa & Cozinha

Panelas, qual a melhor?

panela.jpg
Panela de aço - Imagens Internet

Não precisa ser um chef de cozinha para querer ter boas panelas, e existe vários tipos delas sendo de vidro, de ferro, de inox, de cerâmica… São tantos os tipos de materiais disponíveis no mercado, que pode ficar difícil escolher, e para isso é preciso entender qual a mais apropriada para cada preparo, pois o tipo de material pode interferir o resultado final do prato e algumas ainda podem influenciar na sua saúde. Saiba o que os 08 principais tipos de panela podem te proporcionar.

 

Panela de Teflon ou Antiaderente – Muito popular, a panela de teflon é relativamente barata e facilita o preparo por ser antiaderente. As antiaderentes são ideais para preparos que envolvam pouco óleo. As mais modernas não utilizam óleo nenhum. Se começar a soltar o teflon, deve ser trocada, pois pode causar dano a saúde. São fáceis de limpar.

 

Panela de Barro – Indicada principalmente para o preparo de sopas, caldos e ensopados por reter o calor por mais tempo. A panela de barro não apresenta nenhum risco à saúde. Por ser porosa é mais difícil de limpar, além de ser pesada.

 

Panela de Cerâmica – Fáceis de limpar e antiaderentes, as panelas de cerâmica prometem ser atóxicas e conservam bem o calor, indicadas para cozimentos longos. Podem ser 100% cerâmica, com revestimento antiaderente ou apenas com revestimento cerâmico. O importante é verificar o certificado de atoxidade, o que comprova que ela não irá liberar substâncias tóxicas. Requer certo cuidado ao impacto.

 

Panela de Alumínio – Diversas pesquisas mostram que a liberação do alumínio para o alimento é irrelevante, e, por isso, as panelas de alumínio podem ser utilizadas sem prejuízo para a saúde, mas é bom serem trocadas de vez em quando. A limpeza não é tão fácil.

 

Panela de Inox – Esse tipo de panela libera níquel em pequenas quantidades para os alimentos. Dessa forma, é bom evitar o preparo de alimentos ricos em enxofre, como brócolis, couve-flor, repolho e cebola, assim como frituras, pois aumentam a liberação do níquel panela para o alimento. A Limpeza não é tão fácil.

 

Panela Esmaltada – Não libera resíduo e impede a proliferação de bactérias. Por isso é recomendada para preparo de alimentos de recém-nascidos. Ao sinal de desgaste deve ser trocada. Fácil limpeza.

 

Panela de Titânio – A mais indicada por especialistas. São muito resistentes, não oferecem risco à saúde e são antiaderentes. Indicadas para frituras e grelhados, podem durar a vida toda se bem conservadas. É importante não usar utensílios que possam arranhar a superfície, porém tem um preço salgado.

 

Panela de Ferro – Tirando o fato de serem pesadas, são ótimas e indicadas para o preparo de alimentos de pessoas com anemia, pois, libera este mineral para os alimentos. Evite lavar com materiais abrasivos e utilize esponjas macias para não arranhar a superfície.

Anuncios_Joenio_06.jpg