Paris

A cidade do amor e da gastronomia 

Viagem Gastronômica

No que diz respeito à gastronomia, Paris é somente o centro das atenções e o topo em todas as listas especializadas no mundo da gastronomia. Desde a mais refinada e mais prestigiada cozinha burguesa, que inclui todos os pratos clássicos, até a cozinha regional (cuisine do terroir). Paris não é só a capital do amor, mas também o melhor destino gastronômico dos amantes da gastronomia. Os chefs franceses são conhecidos mundialmente não só pelo seu talento, ousadia e respeito no trato de suas receitas, mas também pelos materiais usados, formas de apresentação e os rituais que envolvem o todo. Para os franceses, a gastronomia não é apenas o ato de comer, é uma verdadeira prática social de celebrar.

Paris
Torre Eiffel

Em Paris a riqueza da gastronomia é enorme são inúmeras as opções de comida, tanto salgadas quanto doces. A França é o verdadeiro no paraíso da comida e delimitar um prato como sendo mais tradicional ou o famoso, é praticamente impossível. A gastronomia francesa, incluindo a culinária e a bebida é tombada como patrimônio imaterial da humanidade segundo a UNESCO.

 

Além da sua culinária excepcional, na França você encontra uma variedade enorme de queijos sendo alguns os melhores do mundo. Cada região francesa produz qualidades específicas podendo ser cremosos, firmes, macios, aromáticos, adocicados ou picantes. Na cidade de Paris encontramos todos os tipos e os mais conhecidos são o Brie, Brie de Meaux e Brie de Melun, Camembert,  Chèvres, Emental Grand Cru, Reblochon, Roquefort, Saint-Paulin, Cantal, Comté.

Sobremesa Crepes

Crepe de morango com sorvete

Falar de gastronomia francesa e não falar dos vinhos é coisa impossível. O vinho é parte fundamental da gastronomia francesa. Na França, o vinho está sempre presente no dia a dia dos franceses: na mesa do almoço ou jantar, nos restaurantes, bares, reuniões de amigos, pique niques… e são muitos rótulos, desde o popular aos mais finos e caros. Da França que são originárias algumas das castas de uva mais usadas em todo mundo, como a Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Syrah, Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Malbec etc.

 

Outro encanto da cozinha francesa são seus pães, doces e tortas. Paris está cheia de boulangeries e patisseries (padarias e confeitarias) Em quase toda Rue ou Avenue é possível encontrar uma onde você pode provar as criações de confeiteiros artesanais recém-saídas do forno.

 

Paris... romântica, emocionante, histórica, vibrante, linda, elegante. Paris gastronômica... o requinte, o sotaque, os cafés, as patissaries, os queijos, os vinhos, o croque-monsieur, o Quiche Lorraine, o Crepe Suzette, o Coq ao Vin, o Blanquette de Veau... Ah, Paris...