Aperitivo

Pimenta

A ardência que faz parte

pim2.jpeg
Tipos de Pimentas (Imagens de internet)

Há quem ame e há também quem odeie, o fato é uma boa pimenta sempre faz parte da mesa de muitos brasileiros. Esse gosto pelas pimentas já era uma característica de tribos indígenas brasileiras quando do descobrimento do Brasil. No mundo, os registros mais antigos do consumo de pimentas datam de aproximadamente 7.500 mil anos, resultado de explorações arqueológicas em Tehuacán, México. Outros sítios arqueológicos pré-históricos (2500 a.C.) são conhecidos no Peru, nas localidades de Ancon e Huaca Prieta, o que torna a pimenta oriunda das Américas Central e do Sul. Existem também as pimentas oriundas da Ásia, como por exemplo, a pimenta preta, também conhecida como pimenta do reino.

    Por que as aves comem pimenta?

    Anna Pidgeon, da Universidade Wisconsin-Madison, chegou à conclusão de que poderia estar relacionado com as poucas papilas gustativas das aves. Enquanto a língua humana possui em torno de 10.000, os frangos só contam com 24 papilas, e os pombos com 37.

Apesar da imensa variabilidade (aprox. 30 espécies), apenas 05 são tidas como domesticadas* que são aquelas do gênero capsicum, são elas:

  • Capsicum Annuum: o pimentão e a Jalapeño;

  • Capsicum Chinese: dentre elas temos a Habanero, Scotch Bonnet e Naga Jalokia;

  • Capsicum Frutescens: as mais conhecidas são Tabasco e Malagueta;

  • Capsicum Baccatum: é a espécie mais conhecida no Brasil, tais como a Dedo-de-moça, Cumari e a Cambuci;

  • Capsicum Pubescens: também conhecida como Rocoto;

   

A característica "ardida" da pimenta, chamada pungência, é exclusiva desse gênero e é atribuída a um alcaloide, a capsaicina, que fica acumulado na parte interna do fruto. A pungência das pimentas pode ser medida em Unidades de Calor Scoville (Scoville Heat Units - SHU), com aparelhos específicos. O valor SHU pode chegar a 300 mil, caso, por exemplo, da cumari-do-pará.

A pimenta Carolina Reaper é eleita pelo Guinness World Records a pimenta mais ardida do mundo – segundo a escala Scoville, que mede o grau de ardência das pimentas, a Carolina Reaper é 400 vezes mais picante que a Jalapenho e equivale a um spray de pimenta padrão.

*As pimentas domesticadas são aquelas do gênero capsicum em que o homem selecionou determinadas características de tal modo que não são mais capazes de sobreviver em condições naturais, são dependentes do homem para sua sobrevivência. (GONÇALVES, 2009.)

Anuncios_Joenio_07.jpg