O Aperitivo

Pimenta do Reino

pimenta-do-reino-proibida.png
Piper Nigrum em grão e moída

A pimenta preta (Piper nigrum), ou pimenta do reino aqui no Brasil, é uma planta trepadeira originária da Índia. Foi trazida da Ásia equatorial pelos mercadores muçulmanos na época das Grandes Navegações e a pimenta se espalhou pelo mundo. O grão chegou ao Brasil através da colonização de Portugal, era chamado de pimenta de Portugal durante o período colonial e depois da colonização passou a se chamar pimenta do reino, pois vinha de Portugal e logo do reino. Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores do tempero. É a mais importante especiaria comercializada mundialmente e é usada em larga escala como condimento, e também na indústria de conservas.

 

A especiaria era muito utilizada na culinária real, pois resistia mais tempo às longas viagens de navio. O tempero é comercializado mundialmente em grande escala. Durante a colonização existia um forte comércio da pimenta.

   A pimenta na idade média

   Você sabia que, segundo relatos e documentos do período, na Idade Média, a pimenta-do-reino era utilizada para disfarçar o sabor de alimentos em início de decomposição? Seu sabor forte e picante conseguia se sobrepor ao gosto ruim da comida semiestragada. 

Na época, a especiaria teve seu valor tão elevado que foi utilizado como moeda. O grão chegou a valer na época como ouro. É utilizada na culinária de diversos países. Tem sabor forte, levemente picante, proveniente da piperina, um dos seus principais compostos químicos ativos.  As três variedades mais recomendadas são a Cingapura, Bragantina e Guajarina e a diferença da pimenta preta e da branca é apenas o processo de secagem, mas o grão é o mesmo.

 

A pimenta-do-reino é usada em larga escala como condimento, proporcionando sabor agradável e facilitando a digestão dos alimentos, sendo também pelas indústrias farmacêuticas, devido a ser um medicamento natural que contém propriedades analgésicas, anti-inflamatórios e cicatrizantes no caso de úlceras. Atuando também na prevenção do câncer, combate a depressão, a obesidade, e hipertensão. Aquele sabor picante da pimenta contem atributos que beneficiam a saúde.

Anuncios_Joenio_07.jpg