Entrée

Pimentão e suas curiosidades

Por: Redação
colorful-baked-with-cheese-stuffed-peppe
Pimentão Recheado: Uma das várias formas de se utilizar o alimento. Foto: Banco de Imagens.
Anuncios_Joenio_08.jpg

Muito utilizado como ingrediente complementar, o pimentão pode ser tanto verde quanto amarelo ou vermelho - há ainda o roxo, o branco e o laranja, mas eles não são muito comuns. E ao contrário do que muita gente acredita, esses tipos se tratam de um mesmo pimentão, e não de espécies diferentes. A cor varia simplesmente porque a colheita foi feita em períodos distintos. Pois é, simples assim. Por isso é possível compreender por que o pimentão verde é o mais barato e o vermelho o mais caro. Como a própria coloração indica, um está literalmente verde, enquanto o amarelo está em processo de amadurecimento e o vermelho completamente maduro. Originário do México e América Central, o pimentão (Capsicum annum) é um vegetal da família das Solanáceas, a mesma da batata, berinjela, tomate, etc. O formato e a cor da hortaliça variam conforme as diversas espécies da mesma. Os frutos mais comuns são os de coloração verde, amarela e vermelha. São por vezes agrupados juntamente com outras pimentas pouco pungentes sob a designação de pimentas doces.

Anuncios_Joenio_05.jpg

Conhecer algumas características do alimento pode ajudar na hora da compra. O verde seria vermelho ou amarelo se não fosse colhido com 120 dias – seus companheiros esperam 150 dias.

Grande ou pequeno é sempre um pimentão imaturo.

Em relação ao beta-caroteno, precursor da vitamina A no organismo e antioxidante, o vermelho ganha com larga vantagem, pois tem, em cada 100 gramas, 2.379 microgramas dessa substância que combate os radicais livres, contra 198 no verde e 120 no amarelo.

O amarelo é campeão em vitamina C. Em 100 gramas, encontram-se cerca de 330 miligramas desse nutriente.

A mesma porção do vermelho oferece somente 180 miligramas e do verde, mal chega a 150 miligramas. O vermelho e o amarelo acumularam carboidratos com a maturação, por isso são levemente adocicados.
 

Outros benefícios:

  • Fortalece o sistema imune, devido à sua composição em antioxidantes, que combatem os radicais livres;

  • Exerce uma ação antienvelhecimento, devido aos antioxidantes e às vitaminas do complexo B, indispensáveis para o crescimento e renovação celular. Além disso, a vitamina C também contribui para a formação de colágeno.;

  • Auxilia na absorção de ferro, devido à presença em vitamina C;

  • Contribui para a manutenção de ossos e dentes saudáveis, porque tem cálcio na composição;

  • Contribui para a manutenção de uma visão saudável, devido à composição em vitamina A e C.