Viagem Gastronômica

Pousada do Sandi

uma história de amor

Por: Joenio Dessaune / Assessoria

Paraty é uma pequena cidade com montanhas como pano de fundo na Costa Verde do Brasil, entre o Rio de Janeiro e São Paulo. O seu centro colonial português possui ruas calcetadas e edifícios dos séculos XVII e XVIII da altura em que funcionava como um porto, durante o ciclo do ouro brasileiro. Entre os seus pontos de referência arquitetónicos encontra-se a Capela de Santa Rita à beira-mar, uma igreja caiada construída em 1722. E a Pousada do Sandi.

A pousada fica no casarão do século XVIII que já foi a Casa da Moeda, durante o ciclo do ouro, e a primeira escola de Paraty. A construção colonial estava abandonada, em meados dos anos 80, quando o empresário Alexandre Adamiu se apaixonou por sua esposa, Sandra Foz, e também pela cidade.

Pousada do Sandi reduzida 3x2-20.jpg
IPousada do Sandi - 06 casarões e muita história Foto: Pousada do Sandi

Pousada do Sandi

Grande empresário do cinema, presidente da Paris Filmes, Alexandre era também um visionário. Conta-se que foi em uma noite alegre, entre amigos, pelos bares da cidade, que ele decidiu arrematar o casarão, que reúne um conjunto de seis casarões, em uma esquina, no coração do Centro Histórico de Paraty. Depois de uma longa reforma, ele presenteou Sandra com a Pousada do Sandi, perto de 1990. A pousada foi batizada em homenagem ao filho único do casal.

A Pousada do Sandi já nasceu como uma estrela. Alexandre teve ainda a ideia incluir um anúncio da pousada nas fitas VHS distribuídas pela Paris Filmes. Foi um sucesso. A Pousada do Sandi logo se tornou uma referência no imaginário dos brasileiros. Há dez anos, o próprio Sandi e sua mãe, Sandra, assumiram a administração da pousada, conservando a tradição do bem receber e a vontade de inovar e se renovar, sempre.

A pousada do Sandi reúne requinte e história em um só lugar. Foto: Pousada do Sandi.

Para assinar o novo cardápio, os proprietários da ilustre pousada de Paraty convidaram a chef Natália Luglio, paulistana, jovem cozinheira e especializada em gastronomia sustentável, com foco em ingredientes locais da biodiversidade brasileira e defensora de uma dieta à base de vegetais. O menu plant based é uma das muitas novidades que marcam os 30 anos da Pousada do Sandi, que passou por uma repaginada completa em 2020.

Pupunha Assada com Molho Pesto. Foto: Pousada do Sandi.

Que tal apreciar um pouco do novo cardápio da Pousada do Sandi em sua casa?

Pupunha Assada com pesto e manjeiricão

 

Ingredientes:

1 tolete de palmito (do tamanho da porção)

Papel alumínio

Modo de preparo:

Enrole no papel alumínio e asse em forno pré-aquecido a 200ºC por 40 minutos.

Corte ao meio na hora de servir, passe um pouco de azeite e salpique o interior do tolete. Coloque no forno a 220ºC até dourar.

Finalize com o pesto de manjericão e sirva.

 

Molho Pesto

Ingredientes:

 80g manjericão lavado

 2g alho cru descascado

 40g castanha do Pará

 120ml de azeite

 

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador até ficar cremoso.

Serviço Pousada do Sandi:

Endereço: Largo do Rozário, 1 - Centro Histórico, Paraty - RJ, 23970-000

Reservas: (11) 2503-0195

https://www.pousadadosandi.com.br/