Na Peixaria

Robalo

Rei do Mar e da Mesa

robalo-1024x477.jpg

Robalo Grelhado - Foto: Premier Pescados

Em nossa primeira ida à peixaria, não poderíamos deixa-lo de fora, ainda mais que se trata de um pescado brasileiro e queridinho dos melhores chefs de cozinha, devido a sua nobreza, textura e versatilidade e também amado por quem o saboreia. Vive em águas salgadas da costa brasileira, sendo muito encontrado em mangues e canais, onde se alimenta. Esse peixe costuma subir os rios para a desova. Ele é um peixe cheio de personalidade, seja na hora da pesca ou no preparo. Sim, estamos falando do ROBALO!!!

Na gastronomia o ROBALO é um peixe muito apreciado e servido nos melhores restaurantes seja em posta, em filé, assado, com ou sem os mais variados tipos de crosta , ou seja, sua versatilidade e seu sabor ímpar faz do robalo um ícone nos melhores restaurantes. Sua carne branca que se desfaz em lascas e de cozimento rápido lhe permite ser utilizado em muitos preparos, desde receitas peruanas como o cheviche até servido junto com risotos. Nessa edição trazemos para você uma receita de Robalo ao molho de tomate, champignon e alcaparras simplesmente maravilhoso.

Robalo empanado ao molho de tomate, champignon e alcaparras:

01 kg de filé de robalo

01 colher de alho socado com sal

01 limão (suco)

Pimenta do reino a gosto

Mistura para empanar

01 ovo mal batido

04 tomates grandes sem pele e sem semente

½ cebola tamanho médio cortada em brunoise (bem pequena)

02 colheres de alcaparras em conserva lavadas

200gr de Champion pequeno ou filetado

Cheiro Verde picado bem pequeno

Uma colher de sopa de Coentro picado (prefiro o selvagem, aquele que tem a folha comprida)

Modo de preparo: 

 

Tempere os filés do robalo com o alho socado(só metade a outra use no molho), o suco do limão e a pimenta do reino a gosto. Passe os filés na mistura para empanar, depois no ovo mal batido e mais uma vez na mistura para empanar. Frite-os em fogo alto, mas cuidado, o robalo cozinha rápido!!!

Para o molho, frite a cebola em um fio de azeite até começar a embranquecer. Nessa hora, junte o restante do alho socado. Quando a cebola estiver “transparente” adicione o tomate sem pele e sem semente e abaixe o fogo. Vá colocando água aos poucos. Quando o tomate estiver dissolvido acrescente o cheiro verde e um pouco do coentro. Adicione as alcaparras e deixe dar uma fervida. Por ultimo o champignon e o restando do coentro e ajuste o sal.

Faça um arroz branco para acompanhar ou uma salada de legumes salteados.

Anuncios_Joenio_08.jpg