Prato Principal

A Itália pelo mundo

7_settimana_horizon_data.png

Chegando em sua 7ª edição, a Settimana della Cucina Regionale Italiana, que aconteceu de 22 à 28 de outubro, homenageou as 20 regiões da Itália e trouxe chef renomados para cozinhar com chef´s de 20 restaurantes italianos da capital paulista, onde foi preparadas receitas tradicionais de cada uma das regiões.

 

O evento é promovido pelo consórcio formado por Italia Trade Agency (ITA), Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), Instituto Italiano di Cultura (ICC), Accademia Italiana della Cucina, Polvani Tours e da marca De Cecco e do grupo Comolatti, com apoio da Embaixada da Itália e do Consulado Geral Italiano de São Paulo.

Com receitas e menus exclusivos, e com preços variando entre R$ 90,00 e R$ 229,00 por pessoa, os chef’s apresentaram um menu de três ou quatro etapas com pratos segundo a tradição da região italiana por ele representada e seguindo o ritual nas mesas italianas, com entrada (antipasto), massas ou risotos (primo piatto), carnes ou peixes (secondo piatto) e sobremesa (dolce). Ao todo, foram 160 receitas utilizando-se dos melhores produtos italianos, entre queijos, embutidos e azeites, combinados com legumes, verduras e frutas selecionados, além de carnes e pescados de todas as origens.

Anuncios_Joenio_11.jpg

Os chefs italianos convidados começam por aqueles que estiveram presentes em edições anteriores do evento. Dos que já são figuras repetidas no evento em SP são: Paolo Bertholier (Valle d´Aosta) que desta vez está no Buttina; Maurizio Morini (Emilia-Romagna) no Due Cuochi; Achille Pinna (Sardegna) no Maremonti, Andrea Picotti (Piemonte) no Piselli; Barbara Settembri (Marche) no Spadaccino; Pinuccia Di Nardo (Sicilia) no Supra; Massimo Talia (Molise) na Trattoria Fasano. E, entre os chef’s consagrados que debutam no evento estão: Alessio Marrangoni (Abruzzo) no Attimo Per Quattro; Claudio Rocchi (Lazio) na Casa Santo Antônio; Massimiliano Mandozzi (Lombardia) no Friccò; Paolo Masieri (Liguria) na Osteria del Pettirosso; Angelo Fiorisi (Basilicata) no Pasquale; Duccio Pistolesi (Toscana) no Picchi; Gaetano Morese (Campania) no Ristorantino; Manuel Marchetti (Friuli-Venezia Giulia) no Santo Colomba; Antonio Bufi (Puglia) no Sensi; Mara Zanetti Martin (Veneto) para o Terraço Itália; Luca Abbruzzino (Calabria) no Tre Bicchieri; Mario Di Nuzzo (Trentino-Alto Adige) no Vinarium; Andrea Fugnanesi (Umbria) na Vinheria Percussi.

refeição italiana
Fusillone ao sugo

A 7ª Settimana della Cucina Regionale Italiana finda com mais um sucesso, como vem sendo a cada edição, e, a etapa de São Paulo é a única no mundo que conta com chef’s de todas as regiões italianas, o que agrega um alto grau de importância da cultura italiana em nosso país.

http://www.settimanacucinaitaliana.com.br/