Na Peixaria

Tilápia, saudável e versátil

tilapia-ficar-gigante-1200x600.jpg
Filé de Tilápia

Oriunda do norte da África e parte ocidental do Oriente Médio, a tilápia se difundiu e ganhou o gosto dos brasileiros de forma bem rápida. Dentre as 77 espécies do peixe, a Tilápia do Nilo é a que mais se destaca em nosso consumo.  A tilápia é hoje o peixe mais cultivado na piscicultura brasileira devido ao fato da espécie ter se adaptado muito bem ao nosso clima e nossas águas. A facilidade da criação e manejo é outro fator determinante, pois, são peixes fáceis de serem alimentados e manipulados, além de serem muito resistentes a doenças e com boa capacidade reprodutiva e de adaptação.

 

O peixe apresenta uma carne muito saudável por conter baixo percentual de gordura e taxas elevadas de potássio, fósforo e proteínas. Devido a sua carne branca e por ter um sabor suave, textura firme e ser muito versátil que aceita vários tipos de preparações podendo ser servido ao molho, frito, cozido, assado, grelhado ente outras, é muito utilizada por chefs de cozinha em seus restaurantes para o preparo de vários pratos “crús” entre eles sashimis e ceviches. Esse peixe é um ingrediente abundante no Brasil e tem um custo relativamente baixo, o que aumenta a procura pelo pescado.

 

Apesar da versatilidade, o filé da tilápia por ter um sabor suave, sugere usar temperos leves e ervas naturais para que o sabor do peixe não se perca e usar ingredientes fortes pode “matar” toda essa leveza e suavidade e o peixe deixar de ser o atrativo do prato. O ideal é tempera-lo poucos minutos antes de levá-la ao fogão ou forno.

 

Filé de Tilápia com creme de Limão Siciliano

Ingredientes


02 filés de tilápia fresco
Sal e pimenta do reino branca a gosto

Suco de 01 limão siciliano

01 colher de sopa cheiro verde picado

01 colher de sopa de coentro picado
200 ml de creme de leite fresco


Modo de preparo

Tempere os filés de tilápia com o sal, a pimenta branca e uma colher do suco do limão. Em uma frigideira coloque um fio de azeite e grelhe os filés dos dois lados com cuidado para não desmanchar. Retire os filés e na mesma frigideira acrescente o restante do suco do limão e deglace o fundo, coe no chinois e volte o caldo para frigideira para dar uma reduzida por aproximadamente 05 minutos. Acrescente o cheiro verde e o coentro e por último o creme de leite fresco. Misture até obter um creme liso e homogêneo. Disponha no prato o filé, o creme e regue com azeite. Sirva com legumes salteados se preferir.

Anuncios_Joenio_08.jpg