Na Peixaria

Vieiras

As "Jóias do Mar"

como-preparar-frutos-do-mar-com-perfeica

Coquilles Saint-jacques na França, Scallops na Ingleterra, Vieiras em Portugal e na Espanha. Independente de qual for o nome a iguaria é sempre sinônimo de sofisticação e brilha nos cardápios dos melhores restaurantes, mundo a fora. Quase sempre importada, as vieiras são encontradas em todo litoral norte americano e Peruano e também no litoral japonês. 

As Vieiras tem uma consistência mais firme, mais parecido com a do polvo e seu sabor é mais suave, enquanto a ostra possui uma textura mais gelatinosa e “sabor de mar” bem característico. Diferente das ostras, as vieiras têm grande versatilidade na gastronomia, mas é necessário ficar atento no momento do preparo, pois, independentemente do prato a ser feito, é fundamental que o cozimento não seja demorado, devido a sua tendência a endurecer se for cozida por muito tempo. O ideal é salteá-las ou grelhá-las ligeiramente na manteiga ou no azeite. As vieiras por ser uma iguaria simples, mas de sabor refinado, ela não aceita qq tipo de preparo e essa excelência se traduz nas criações dos melhores cozinheiros como um belo chevite de vieiras, outra opção são grelhadas em manteiga trufada ou com molhos apimentados. Para os molhos o ideal é que sejam servidas com molhos leves como, por exemplo, molho de vinho frisante rosé, como o da nossa receita.

Vieiras ao molho de frisante rosé

Ingredientes 
 

30 g de manteiga

01 cebola-roxa cortada em “meia-lua”

100 g de cogumelos picados

12 vieiras grandes

200 ml de vinho frisante rosé

01 gema de ovo

50 ml de creme de leite fresco

Suco de ½ limão siciliano

Sal e pimenta branca a gosto

 

Modo de preparo
 

Tempere as vieiras com sal, pimenta branca e o suco de limão. Em uma frigideira, derreta a manteiga em um fio de azeite e grelhe as vieiras dos dois lados, com cuidado para não endurecer. Retire e reserve. Na mesma frigideira, refogue as cebolas e junte nos cogumelos, ajuste o sal, e refogue até ficarem macios. Reserve. Se os cogumelos soltarem água, espere secar. Despeje o vinho frisante rosé e cozinhe em fogo baixo para evaporar o alcool e para reduzir pela metade. Bata a gema de ovo com ao creme de leite numa tigela e misture com o molho reduzido.

Sirva as vieiras, os cogumelos e o molho imediatamente.

Anuncios_Joenio_09.jpg