Adega

Branco, Tinto e Rosé, e aí?

bairrada0.jpg
Tipos de vinho

Que o vinho é uma bebida saboreada desde a mais remota das civilizações, isso não é novidade para nenhum ser humano, inclusive na Bíblia ele é citado inúmeras vezes. Mas qual vinho servir aos seus convidados em uma jantar? Ou em um almoço em família? Qual tipo de vinho harmonizar com a opção de prato servido? Os vinhos são classificados, basicamente, em três tipos de acordo com a tintura presente na casca das uvas, e podem ser branco, tinto ou rosé. O suco da uva não tem cor, logo podemos elaborar um vinho branco a partir de certas variedades de uva tinta, mas é impossível elaborar vinhos tintos com uvas brancas, uma vez que essa “tintura” provém dos antocianos que são células existentes na casca da uva tinta e são elas que entregam, após a maceração e fermentação do mostro, sua cor. O tempo de maceração é o período em que as cascas ficam em contato com o suco para “tingi-lo”. Sendo assim, o vinho branco feito com uvas tintas, tem a casca retirada durante a maceração, ou, como é mais comum, sua produção é feita apenas com uvas brancas. E o vinho rosé, durante sua maceração, as cascas ficam por pouco tempo em contato com o mostro. Assim, pouca quantidade dos antocianos é liberada e o resultado é um vinho de coloração bem suave (rosa).

Anuncios_Joenio_04.jpg

Quanto à harmonização dos vinhos, de forma bem simples, podemos dizer que vinhos leves combinam com receitas leves, e vinhos encorpados combinam com pratos encorpados, ou seja, um completa o outro.

 

Vinho Tinto – Indicado para noites frias, esse é o vinho mais tradicional, é obtido por meio das uvas tintas. Uvas mais usadas nesse tipo de vinho são: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Pinot Noir, Barbera e Carmenere. São vinhos que, de acordo o corpo do vinho, pode combinar com carnes fortes, como a bovina e caprina, alguns peixes de sabor forte, como bacalhau, e também com queijos de sabor acentuado, como Roquefort, Gorgonzola, entre outros.  

 

Vinho Branco – Os vinhos brancos podem ser obtidos por meio das uvas brancas ou das uvas tintas. Uvas mais usadas nesse tipo de vinho são: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling (Itálica) e Semillon. Esse tipo de vinho tem corpo geralmente mais leve, adocicado e às vezes até refrescante, perfeito para noites quentes. São mais indicados para acompanhar pratos leves, como peixes grelhados, frutos do mar, e massas leves.

 

Vinho Rosé – O vinho rosé é obtido por meio de uvas tintas. De sabor leve, são indicados para acompanhar carnes magras, frango, legumes e verduras gratinadas, e massas leves e queijos também leves.

Independente do tipo, o vinho bem harmonizado com o prato servido, é sucesso garantido em suas reuniões gastronômicas.

Anuncios_Joenio_08.jpg
Anuncios_Joenio_09.jpg